Apresentação

Revista Linha Mestra – Ano VI. No. 21 (ago.dez.2012). ISSN: 1980-9026

Ana Lúcia Nogueira Horta
Davina Marques
Coordenadoras do Comitê Científico do 18º COLE

 

A missanga, todos a vêem.
Ninguém nota o fio que, em colar vistoso, vai compondo as missangas.
Também assim é a voz do poeta: um fio de silêncio costurando o tempo.

Mia Couto

O Congresso de Leitura do Brasil, tradicionalmente, tem publicado os textos selecionados por pareceristas, depois de sua apresentação, no formato de anais. Esses textos representam importantes contribuições no âmbito da discussão que vem mobilizando pesquisadores e educadores interessados em debater e defender a leitura no nosso país e são um registro de muitas das lutas e dos embates teóricos, além de outros temas de interesse, dos participantes do COLE.

Em 2011, durante o evento preparatório desta edição do congresso, os membros da diretoria e do Colegiado de Representantes da Associação de Leitura do Brasil concordaram em alterar o formato de anais para que a submissão dos trabalhos ao 18º COLE viesse a representar também a submissão de textos completos a publicação em uma das revistas editadas pela ALB: a revista impressa Leitura: Teoria & Prática e a revista on-line Linha Mestra. Além disso, a fim de fortalecer os laços entre a entidade, os nossos parceiros e os participantes, a submissão se daria mediante associação à entidade.

Essa mudança com relação ao tratamento dos trabalhos é marca significativa do 18º COLE, e coube a nós liderarmos esse processo. Assim, após o encerramento das inscrições, os trabalhos foram encaminhados para um corpo de pareceristas constituído por membros da Comissão Executiva Editorial e do Conselho Editorial da revista Leitura: Teoria & Prática, por integrantes da Roda de Pesquisadores da ALB, por parceiros de COLEs anteriores, e ainda por um número expressivo de pareceristas Ad Hoc. Depois dos pareceres, fizemos a organização e a publicação das cartas de aceite, encaminhamos para revisão todos os textos aceitos para as duas revistas da ALB e coordenamos a publicação de parte dos artigos em forma de suplemento da revista Leitura: Teoria & Prática n.58, em CD, e de outros textos na Linha Mestra, diretamente on-line.

Todo esse trabalho, realizado em tempo tão restrito, não teria sido possível sem a colaboração de tantas pessoas que compartilharam conosco o processo de avaliação e de seleção dos trabalhos deste 18º COLE. E neste momento, gostaríamos de retomar a epígrafe que acompanha esta escrita. Mia Couto, escritor moçambicano que já participou do COLE, lembra a importância do fio da voz do poeta a costurar, em composições silenciosas, o tempo.

Também em outros espaços há costuras que se fazem invisivelmente presentes. No nosso caso, liderando a Comitê Científico do 18º COLE, não poderíamos deixar de lembrar o fio de todos aqueles que de alguma forma contribuíram para que o nosso vistoso colar de miçangas fosse construído. Entre autores, coautores, pareceristas, revisores, editores e colaboradores, organizaram-se assim as apresentações e as publicações deste Congresso de Leitura.

O resultado final do processo, que orgulhosamente apresentamos, traz para o público do 18º COLE 615 trabalhos aprovados para comunicações, das quais 174 estão publicadas neste número 21 da Revista Linha Mestra e 326 no Suplemento Especial Revista Leitura: Teoria & Prática n.58, ou seja, estarão disponíveis para leitura e estudo posterior.

Agradecemos, sinceramente, todas as parcerias em nome da diretoria da ALB.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: